Professores e Júri

Marians Butkevics

Ballet Clássico Avançado e Intermédio

É uma das maiores personalidades da escola russa de Ballet Clássico.

Tirou o curso de Bailarino na Riga Choreography Secondary School (Letónia) e a Licenciatura e Mestrado em Coreografia na JVLMA.

Trabalhou como bailarino e solista na Latvian National Opera”.

Actualmente é professor na sua alma mater, a Riga Choreography Secondary School.

Curriculum Vitae

Tathyana Martinov

Ballet Clássico Infantil

Nascida em 25/01/1978 em Rio de Janeiro, Brasil.

Concluiu a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa anexo de Teatro Municipal do RJ e também foi sindicalizada pelo sindicato dos Profissionais da Dança do RJ.

Enquanto bailarina participou de concursos em Joinville, Santa Catarina, (Brasi) l- 1° lugar, Uberlândia, Minas Gerais, (Brasil)- 1° lugar, Chaco (Argentina)- finalista, entre outros. Ainda dançou em alguns grupos e companhias no Rio de Janeiro.

Desde 2002 trabalha como professora de Ballet Clássico e Barra de Chão em Portugal.

Dante Marinho

Sapateado

Apaixonado desde criança pelo mundo do Sapateado, iniciou-se nessa dança em 2001 no Brasil. Em 2005 passou a ser aluno da Casa do Sapateado, vindo a participar do Curso de Formação de Professores.

Participou da “Cia On Broadway” da Escola EBATECA em Salvador. Atualmente vive em Portugal, onde leciona o Sapateado Americano desde 2009 e obtém formação através de workshops com professores de renome como Barbara Duffy, Cristina Delius, Ruben Sanchez, Steven Harper, Chloe Arnold.

Inês Bernardo

Jazz

Nasceu no Porto no ano de 1969. Iniciou os seus estudos de Ballet Clássico na Escola de Bailado Fátima Valle da Veiga.
Estagiou na Companhia Nacional de Bailado e fez Workshops de Ballet Clássico , Dança Jazz, Sapateado, Soul Jazz, Barra no Solo e Ballet Moderno com nomes como Denise Winwill, Patrícia Moore, Elizabeth Austin, Patrícia MacDonald , Elain Howell, Pauline King, Vida Ashby, Evrol Puchrin, Michael de Roubaix, Monica Saez, Rosane Amorim , Sheilah O’ Reilly, David Huntley, Paulo Ribeiro, Rui Horta e Colin Sinclair.
É membro da Royal Academy of Dance desde 1988. Foi bailarina da Companhia “ Rui Horta e Amigos “ ao lado de Paulo Ribeiro, Clara Andermatt, Francisco Camacho e Carlota Lagido, com espectáculos para o serviço ACARTE da Fundação Calouste Gulbenkian.


Em 1992 funda o “ Grupo de Dança Alternativa “. Em 1993 trabalhou em Londres com Okey Wanby e Paul Henry. Coreógrafa da RTP em 1994/95.
Em 2004 conclui o curso de Teatro e Expressão Dramática da ESMAE e, desde esse ano faz parte do júri do Concurso Internacional de Jovens Coreógrafos.


Bailarina e Coreógrafa do Projecto de Dança Contemporânea do 4o Festival de Artes de Palco da cidade do Porto. É membro associado da IDTA – International Dance Teatchers Association -, desde 2011. Em 2013 é bailarina convidada da Allatantou Dance Company ; espectáculo integrado no Festival FITEI.


É professora de Ballet Clássico e Moderno na Associação de Bailado das Antas .

Renato Gomes

Dança Contemporânea Infantil

Renato Gomes, natural de Oliveira de Azeméis, iniciou a sua formação na área da dança clássica, contemporânea e hip hop, na All About Dance Academia e Escola de Dança Ana Luísa Mendonça. Concluiu a Licenciatura em Dança (2010-2013) e Mestrado em Ensino de Dança (2013-2015) pela Escola Superior de Dança – IPL. Salienta, também na sua formação o Hofesh Shechter Professional Intensive (2014).

Como bailarino já trabalhou com a Companhia All About Dance (direção artística de Vitor Fontes), Marco da Silva Ferreira, Rui Peixoto, Bruno Duarte, entre outros. Como docente já lecionou vários workshops e aulas em escolas de Lisboa, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Vale de Cambra e Viseu.

Atualmente é professor e coordenador do curso de ensino artístico especializado de dança do Conservatório de Música da Jobra, bailarino da All About Dance Troupe e coreografo da companhia jovem da 2Singular.

Sérgio Noé Quintela

Dança Contemporânea Intermédio e Avançado

Sérgio Noé Quintela, bailarino e coreógrafo, iniciou os seu estudos em dança no Porto, de onde é natural. Ao longo do seu percurso enquanto bailarino e intérprete de dança contemporânea trabalhou com coreógrafos como Mathieu Hocquemilher, Cyril Viallon, Cátia Esteves, Benvindo da Fonseca, Gonçalo Lobato, Laurence Yadi, Nicolas Cantillon, entre outros.

É também fundador da Noé Associação de Artes Performativas, e diretor artístico e pedagógico da Noé Dance Studios, através dos quais já realizou projetos como o espetáculo ‘confiança’ e o espetáculo ‘RUIN[ED]’ apresentados em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, e o espetáculo ‘ser’ apresentado em parceria com a Direção Regional de Saúde do Norte. Conta ainda com coreografias premiadas em vários campeonatos de dança nacionais e internacionais.

Fernando Lopes

Danças Urbanas

Formado com vários coreógrafos internacionais entre os quais Pat Cruz, Shaun Evaristo e Jillian Meyres, Nick Demoura, Johnny Erasme e Jonathan Rabon, Suga Pop, Patrick Chen, Jun Quemado, Erica Sobol, Bobby Newberry, Dance 2xs UK, Peter Francis, Clara Bajado, Jimmy Williams, Dante Harper, Laure Courtellemont, entre outros.

Criador e coreografo do grupo “Kreativ Krew”, vencedor do programa da RTP1 “Febre da dança”, 2009; Coreografo de vários grupos com obtenção de algumas vitórias e pódios nacionais nas categorias Júnior, Varsity e Adulto.

Medalha de prata no Hip Hop International 2017 – categoria Adulto; Medalha de ouro no Hip Hop International 2016 – categoria Megacrew; Representante Português nas Finais Mundiais do Hip Hop International em Phoenix, Arizona EUA 2017; Medalha de Bronze no Hip Hop International Portugal 2018 – Megacrew WC2P e qualificação para as Finais Mundiais nos EUA em Agosto de 2018.

Renato Garcia

Danças Urbanas

Coreógrafo, líder e membro do grupo RPDancers. Vários pódios em competições nacionais. Formação de Vogue com vários voguers, entre eles: Lara Laquiz, Inxi Prodigy e Joana Matos.

Diogo Gaio “Dygas”

Júri da Competição de Danças Urbanas – ADF Championship

Iniciou-se nas danças urbanas em 2007 e é Membro e Fundador do grupo de dança LTCTFG e Líder/Coreógrafo da crew We Exist, que ao longo dos anos se especializou no estilo Popping, onde ganhou algumas competições importantes:
Eurobattle Qualifier Portugal 2014, categoria Popping
Hip-Hop International Portugal 2016, categoria Mega Crew
Porto World Battle Qualificação Ibérica 2017, categoria Popping